Você de repente abriu seu frasco de perfume, aquele que você tem ciúmes até de que olhem, e de repente, ele está abaixo do nível que você tinha marcado com a fita métrica da última vez em que o usou. Sua mãe e sua irmã juram que nem tocaram, e seu namorado parou de beber perfume já faz um tempo. Antes que você chame o Exorcista, calma, pode ser que seu perfume sofra da síndrome da volatilização.
E quem foi que nunca encontrou uma válvula spray que quase fraturou o seu dedo mas não borrifou nem um miligrama de perfume? Às vezes só desrosquear e rosquear novamente a válvula resolve o problema, outras vezes, só uma agulha finíssima pode desentupir o orifício. Atenção, pois uma válvula que libera pouco perfume pode ser a mais propícia para causar vazamentos, já que a pressão mecânica exercida pelo ar vai acabar forçando o perfume a encontrar outras saídas; e vai vazar pelo encaixe da válvula e do frasco, pode crer. Caso nenhuma das suas soluções caseiras resolva, bem, você sabe…exija seus direitos de consumidor.
Mas sejamos sinceros: não é fácil comprovar que todo o conteúdo faltante do seu frasco evaporou por defeito da válvula, comumente vão alegar que foi o mau uso que danificou o sistema, isto para sermos bondosas. Não é fácil conseguir ser ressarcida ou ter um perfume de duzentos, trezentos reais, substituído. Mas vale a pena tentar. Se você não conseguir a troca na loja onde adquiriu, tente o fabricante.
Afinal, sabemos que muitas empresas fabricantes de perfumes, ao menos aquelas que prezam seu nome, estão atentas aos seus consumidores e sabem perceber que é possível que um entre mil produtos possa passar direto pelo crivo da qualidade. Mande um email, telefone para o SAC, vá a loja. E quanto mais rápido você fizer isto, claro, mais chances você tem de substituir o perfume com frasco defeituoso.
Perfume também tem validade, e se você perceber que adquiriu perfume vencido, seja esperto e troque. Os perfumes costumam ter as características de aroma preservadas em uma média de cinco anos. Tem gente que até pode discordar de mim, e eu mesma já vi perfumes que pareciam inalterados com oito, dez anos, mas devo alertá-los.
Senhoras e senhores, por mais sutil que possa parecer a alteração, ela houve. Como nos vinhos, existe a tendência de se apurar algumas características, e posso garantir que outras simplesmente se tornam fétidas. A concentração de algumas substâncias, mais a oxidação pela luz, calor, manuseio, e maceração causada pelo tempo, transformam seu maravilhoso cheirinho num híbrido de sete cabeças, seis delas insuportáveis, na maioria das vezes.
Se o perfume já não tem mais a mesma cor, você percebe que algumas partes do líquido parecem mais densas, e o cheiro parece um tanto com resquício de remédio, não aplique na pele. Pode causar reações alérgicas graves. Estejam avisados.
Atenção aqui: não estou dizendo que você deve desistir da sua coleção de perfumes porque, daqui a dez anos, eles não poderão ser usados. Quem coleciona faz isto por prazer, use o perfume enquanto ele é jovem e guarde 1/4 dele para a posteridade (ou tenha mais que um do mesmo, se você puder). Ainda estarão razoavelmente conservados, mas jamais serão tão bons quanto um perfume novo, fresquinho.
Acho que não custa nada relembrar que, sempre que possível, é bom guardar os frascos dentro de seus cartuchos originais. Proteger um perfume da luz é a mesma coisa que proteger um vinho ou um licor da luz: a tendência é que você mantenha o aroma original por mais tempo, já que a luz vai causar reações químicas não programadas pelo perfumista ( então claro que são indesejáveis).
O calor deve ser evitado pelas mesmas razões. Não faz sentido guardar o seu maravilhoso perfume em cima da bancada do banheiro, onde ele fica à mão, porém sofrendo severas variações de temperatura.
Tem gente que diz que guardar o perfume na geladeira é uma boa idéia, pois manteria o aroma por mais tempo. Eu não sei, para mim não funciona, não quero comida com cheiro de perfume nem meu perfume encarando tanta umidade.
Se você for realmente maníaca por eles, e pretende evitar ao máximo a perda de perfume por evaporação, vale também a dica de envolver a tampa dos seus presssssciosossssss, com uma tira de tecido ou preferencialmente, uma tira de espuma EPE, aquele tipo de embalagem que amortece impactos.
Aliás, você pode mumificar seu perfume todinho com este material, e guardá-los nos seus sarcofagozinhos, quer dizer, suas caixinhas. Ele estará seguro contra quedas, e menos propenso a vazamentos.
Infelizmente, coleções de perfume não vão durar para sempre, mumificando seus perfumes ou não, por todas as razões acima e pelo fato de que, normalmente, você mesma vai surrupiar uma gotinha aqui, uma gotinha ali…
Nenhum comentário:
Postar um comentário